Comportamento, Sentimento, ou Pensamento?
Já pensaste o que acontece primeiro?
Tudo acontece muito rápido e numa fração de segundos temos um pensamento que nos leva a um sentimento/emoção que nos vai levar a um comportamento que é composto por uma ação (ou várias).
Imagina a seguinte situação: estás no trânsito, há vários carros à tua frente, estás a andar devagar e há um carro mal estacionado parado na faixa de rodagem, meio encostado. Tu não tens espaço para passar, a menos que esperes que os da outra fila de carros (que também anda muito devagar) te deem passagem, qual é o teu primeiro pensamento?
“Este “gajo” não sai daqui e eu quero andar para a frente, tenho de ir buscar a minha filha à escola para a levar para casa para almoçar e depois voltar para o trabalho!”
Como te sentes?
Por esta altura já estás irritado, porque aquele “gajo” (para não lhe chamar outro nome) não tinha nada de parar ali a estorvar quem tem pressa!
Qual vai ser o teu comportamento?
Tens duas opções, ou fazes pisca e esperas que te deixem passar para ultrapassares o carro ou buzinas furiosamente, gritas palavrões e chamas nomes ao “atrasado” que resolver estacionar ali!
Já te aconteceu?
Pois bem, a mim aconteceu-me ontem, só que eu fui o “gajo” que estacionou mal, porque me atrasei e já não consegui lugar para estacionar o carro onde costumo estacionar que não estorva ninguém.
Tive vários pensamentos quase ao mesmo tempo uns de “façam pisca e esperem um bocado!”, outros de “ele (a pessoa de quem eu estava à espera) deve estar mesmo a chegar e depois já posso sair daqui”, outros de “parem de buzinar, por favor!”, outros de “tenham um pouco mais de paciência comigo” e ainda “eu já fui como vocês, mas aprendi a ter calma”.



E no meio desta confusão de pensamento, senti várias emoções, bloqueei e não tive capacidade de reação enquanto vários condutores vociferavam impropérios furiosamente na minha reação e eu cada vez me encolhia mais na minha cadeira, qual menina na escola quando a professora se zangava comigo.
Pensando nisso, sei que errei, fiz mal, não tive o cuidado que costumo ter e com a minha falta de capacidade de reação fiz várias pessoas perderem a calma.
Como acredito que os erros são oportunidades para aprendizagens sem vergastadas psicológicas, aceito a minha responsabilidade na situação e já tomei a decisão de não voltar a estacionar ali.
Assim a ordem certa em que se processam as coisas é: Pensamento, Sentimento e Comportamento.
Claro que quando o nosso comportamento é desadequado à situação, temos pensamentos negativos e não nos sentimos bem, o que nos leva a ter um novo comportamento e assim por diante.
Como podemos sair deste ciclo negativo? Fica para um próximo post. 😉